domingo, 6 de junho de 2010

Junho & JUNINA!


Chegou o mês de Junho genteeeeeeeee!

Ô mês arretado de bom, digo isso mesmo sem ser a fã número 1 dos festejos juninos, mas não tenho como negar que o mês SEIS do ano deixa a gente mais alegre, mais gordinho e muito mais nordestino.

Os festejos Juninos têm seu marco fundamental na região Nordeste, felizes somos nós, afinal, curtir um forrozinho é sempre bom.;) Só que não se pode  esquecer que o ritmo que embala esse mês não é apenas o forró, mas também, o baião, o xote, o reizado, o samba-de-coco e as cantigas,  são danças e canções típicas das festas juninas.

Quando falo em dança, me refiro também à boa e velha quadrilha; Essa que veio da França, seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX, que já me fez ser rainha do milho e noiva...ô época legal é essa.São tantas cores, tantas festas...que a gente esquece que nem todo mundo é feliz.

E as comidas?E bebidas? Aí que delícia.. tem milho para dar e vender: É canjica, mungunzá, arroz doce, bolo de leite, de milho, de puba,é licor, é pinga, ...é tanta coisa que  água escorre pelo canto da boca. Entretanto, tudo nessa vida tem seu lado ruim, afinal, até agora só elogiei omês de JUNHO, mas eu gostaria que alguém me explicasse o porquê dos fogos de artifício, o porquê das fogueiras. Na minha concepção eles só servem para aumentar o movimento dos hospitais e postos de saúdes e claro, no meu caso o consumo de Neosoro.

Mesmo assim eu gosto muito desse mês, e tenho certeza que muitos outros nordestinos também, pois, as festas Juninas renovam a esperança das encalhadas, dos moradores do sertão, dentre outros... Afinal, Santo Antônio e São Pedro são muito eficientes.

 

Vista um colorido, encha seu copo e seu prato, coloque seu chapéu e convide seu par para Se ACABAR nesse mês de Junho!!! 

 

 

 

 

..............

Tequilizo minha Terra; Meu País do forró, mas estou de braços abertos esperando o próximo Carnaval;*

 


Foto: http://Websmed.com

3 comentários:

  1. é... esse ano vou ter que apelar pra Santo Antonio... rsrsr

    Sim... e o seu mês preferido é o do carnaval, né? rsrsr Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. E que as fogueiras em devoção à São João iluminem não só o mês, mas o coraçãooo....anarriêêêêê....

    (quase uma repentista profissional, heim? kkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  3. e eu nem sabia que vc tinha blog!
    ah, mas junho é bom demais, pena que tá acabando, último dia....
    ah, outra coisa que não é legal neste mês, as super chuvas!!!!! não há escova que aguente! kkk

    ResponderExcluir